EXPOSIÇÕES
RECENTES
A COSTA E O TEMPO
A exposição é fruto da pesquisa Costa Carioca realizada no contexto de colaboração entre a Orla Rio, ArPE, Hogeschool Rotterdam e a Engenharia Costeira da Coppe UFRJ. Percorre a história da transformação da orla do Rio de Janeiro, reúne relatórios técnicos sobre os vetores de mudança e estudos realizados para o arco praiano Ipanema-Leblon, no contexto das ressacas recentes e das transformações climáticas. A costa da Cidade do Rio de Janeiro se moveu com o tempo e recebeu a ação de projetos que hoje a definem. A linha da orla é fruto da natureza e do traço.
A costa é o resultado do encontro geológico da rocha com o mar, impulsionado pelo vento e pelas marés. As areias erodidas desse encontro milenar, fazem o contato harmônico entre ooceano, a terra e as montanhas, atuando como um amortecedor poroso para acalmar as ondas, fixar a vegetação e permitir a acomodação da população à beira mar.
A transformação constante desta margem, empreendida pela natureza, segue seu curso. Nos últimos séculos tem seus habitantes como coautores dessa transformação. A linha da orla é um testemunho dinâmico da ocupação humana sobre seu território.
A praia reflete o espírito do Rio, representa a cidade através do seu sujeito, o Carioca.
Constitui o principal capital geográfico, social, estético, econômico em permanente renovação.
Iole de Freitas no ALALAÔ KIOSK
Iole de Freitas no ALALAÔ KIOSK
Iole de Freitas no ALALAÔ KIOSK
IOLE DE FREITAS
Desenho na Paisagem
ALALAÔ KIOSK, de 03 de setembro a 13 de setembro de 2021
A artista Iole de Freitas inaugurou uma parceria do ALALAÔ KIOSK com a ARTRIO. O projeto de instalações temporárias no calçadão de entrada do Arpoador contou com a cortesia da galeria SILVIA CINTRA + BOX 4.
"Ter uma outra linha que proponha um desenho que converse com a inteligência dessa emblemática paisagem é uma provocação."
Iole de Freitas